Dica de Leitura: Mentes Consumistas
Quando vi na internet que a escritora Ana Beatriz Barbosa Silva tinha lançado o livro Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras, fiquei louca para ler... tudo a ver com a pessoa aqui, né gente?! hahaha
Comprei a versão e-book e estou devorando, antes mesmo de acabar já estou contando para vocês porque ele tem aberto meus olhos para alguma atitudes consumistas que tenho e que agora vejo que não são tão legais. Faz a gente parar, pensar um pouco sobre a relação "ter" e "ser", refletir sobre as nossas atitudes em relação ao consumo e a necessidade de comprar.
Em uma linguagem fácil e clara a autora relata casos reais de sua experiência clínica para ilustrar o sofrimento e a dinâmica da mente dos loucos por comprinhas. Ela identifica os estopins que podem desencadear a oniomania, lista os sinais e os sintomas da "ressaca" pós-compras e retrata os meios diagnósticos para identificar a doença – inclusive com um útil check list para o leitor se avaliar.
__________________________________________________________Sobre a autora.
Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU - SP e diretora da clínica Ana Beatriz Barbosa Silva - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ).
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros, entre eles Mentes consumistas e Mentes perigosas, publicados pela Principium, da Globo Livros.
___________________________________________________________Sobre o livro.
A autora destaca uma singularidade dos compulsivos por compras: diferentemente de quem padece de outros transtornos de comportamento, o consumista descontrolado sofre porque embaralha sua identidade com as marcas dos objetos que compra. Em outras palavras, confunde o "ser" com o "ter". E ele também julga que sua felicidade depende da quantidade de coisas que pode comprar para si e para os outros. Isso o conduz para uma escalada de consumo sem fim, na busca constante pelos efêmeros momentos de prazer proporcionados a cada aquisição.
Ana Beatriz observa que os valores de mercado deixaram o campo da economia e passaram a governar nossa própria vida, varrendo para baixo do tapete princípios morais e éticos que são o que há de melhor na essência humana. Combater o consumismo e a oniomania, nesse sentido, significa lutar pelo resgate desses princípios – os únicos que podem, sim, nos reconduzir ao caminho da verdadeira felicidade.
Amo fazer uma compra, e segundo o livro ainda não sou uma compulsiva, mas já estou adotando algumas dicas do livro para não me tornar uma mente consumista.